A partir do final de Maio, o Terminal XXI disporá de mais 5,2 hectares de terraplenos. As obras no porto de Sines foram hoje visitadas pelos ministros das Infraestruturas e da Economia e do Mar.
A construção do terrapleno acrescenta 7 200 TEU à capacidade de armazenamento do Terminal XXI e complementa o prolongamento do cais do terminal de contentores em 204 metros, inaugurado em Julho do ano passado.
Concluiu-se, assim, mais uma fase da expansão do terminal de contentores de Sines, um investimento que deverá prolongar-se até 2027, com a construção de mais cais e terraplenos (e correspondentes equipamentos de movimentação de cargas), para uma capacidade final de 4,1 milhões de TEU/ano.
Em complemento, a AP Sines está a ampliar o molhe de protecção, numa extensão de 750 metros, num investimento de cerca de 75 milhões de euros, co-financiado pela União Europeia através do Fundo de Coesão no valor de aproximadamente 25 milhões de euros.
Para acomodar o aumento da movimentação de contentores e tirar partido da prevista melhoria das acessibilidades ferroviárias (pelo Corredor Internacional Sul), a administração portuária e a PSA Sines, concessionária do terminal de contentores, investiram “a meias” 16,8 milhões de euros na plataforma ferroviária, dotando-a de uma quarta linha e ampliando as existentes para poderem acolher comboios de 750 metros de comprimento,
A modernização do sistema de sinalização, de telecomunicações e a implementação do Sistema de Controlo Automático de Velocidade Nacional foram outros melhoramentos realizados.
Na sua visita de hoje, os ministros João Galamba e António Costa Silva passaram ainda pelas obras da nova Subestação Eléctrica do Porto de Sines, que reforçará a capacidade de fornecimento de energia dentro do porto.
O terminal XXI de sines só crescerá depois de se inaugurar e circularem comboios de mercadorias a partir de Madrid – Badajoz / Elvas – Evora – Sines e esta obra só estará terminada a 100 % em 2027, o troço Badajoz / Elvas de 10 km já está pronto mas não tem a catenaria instalda, é vergonhosa esta obra de pedro santos & joão galamba, incompetencia de Sul a Norte como na linha da Beira Alta, já chega !