O Terminal XXI, operado pela PSA Sines, garantiu já ontem um novo máximo histórico na movimentação de contentores.

A cerca de duas semanas do fecho do ano, o Terminal XXI atingiu, ontem, 12 de Dezembro, a marca de 1 669 295 TEU, que supera os 1 669 057 registados em todo o ano de 2017, anunciou o Porto de Sines.

Em termos homólogos, o resultado já alcançado representa um crescimento de 5%.

A movimentação de contentores em Sines começou o ano em baixa, penalizada sobretudo pela comparação com um arranque excepcional de 2017, mas lentamente foi recuperando e em Setembro deu um salto de 46%. Agora confirmou-se o recorde.

Para 2019 as perspectivas são bastante positivas, assinala a administração portuária.

Em consequência, a PSA Sines adquiriu e está a instalar mais equipamentos de movimentação de contentores, que entrarão em operação no início de 2019. É o caso de um pórtico de cais – o 10.º – Super Post-Panamax, com capacidade para operar os maiores navios em operação comercial e 4 RTG’s (gruas de parque).

A PSA Sines tem um plano de investimento na expansão do terminal de contentores que está a negociar no âmbito da renegociação da concessão, em curso.

 

This article has 1 comment

  1. Só de pensar que a Ana Paula Vitorino ao fim de 3 anos !!! ainda não renegociou a concessão do terminal XXI a senhora nunca trabalhou na vida nem quando era sec estado do ex-ministro “JAMAIS LINO” agora que é a ministra do maluco Costa está sempre férias, vergonha