O Terminal XXI de Sines disporá a partir de Fevereiro de mais dois pórticos de cais super post-panamax, capazes de operar navios de +24 000 TEU.
Os novos pórticos chegaram ontem ao Terminal XXI, provenientes de Xangai, ao cabo de uma viagem de três meses. Mas só deverão ficar operacionais a 100% em Fevereiro, concluídas as fases de comissionamento e testes. Com eles, o terminal de contentores de Sines passará a dispôr de 12 STS super post-panamax, dos quais seis poderão operar os mais recentes e maiores porta-contentores do mundo.
“Com um alcance de 24 filas de contentores e uma altura de 55 metros, teremos agora seis gruas de cais com capacidade para movimentar navios com dimensões superiores a 24 000 TEU, sem limitações. Juntamente com a nossa força de trabalho polivalente e empenhada, os nossos níveis de produtividade reforçarão a nossa posição como um dos maiores terminais de contentores do Sul da Europa”, sublinhou Nichola Silveira, CEO da PSA Sines, citada em comunicado.
Os novos equipamentos integram o plano de expansão do terminal de contentores de Sines, de 2,3 para 2,7 milhões de TEU/ano.
Desde 2000, a PSA Sines já investiu 370 milhões de euros no maior terminal de contentores nacional, com uma frente de cais de 1 350 metros e fundos de -16,5 metros. Em curso está a denominada Fase 3 de expansão, orçada em 412 milhões de euros, e que deverá elevar a capacidade da infra-estrutura para os 4,2 milhões de TEU/ano em 2030.
O terminal de contentores de Sines, particularmente activo no mercado internacional de transhipment, será um dos afectados pela integração do transporte marítimo no esquema europeu de comércio de emissões, a partir de 1 de Janeiro, em particular por causa da concorrência dos portos “vizinhos” do Norte de África.