O terminal de contentores de Sines continua a acelerar o ritmo de crescimento, como que a querer confirmar a necessidade da sua expansão. Em Abril superou a fasquia dos 100 mil TEU e com isso já cresce mais de 45% desde o início do ano.

Em Abril, o Terminal XXI movimentou 102 562 TEU, marca que passa a constituir um novo recorde nacional absoluto, e que representa um salto de mais de 50% face ao realizado no mês homólogo do ano passado.

Os tráfegos das rotas do Extremo Oriente e dos EUA estarão a ser os principais responsáveis por esta tendência de crescimento, de acordo com a informação divulgada pelo Porto de Sines.

Ao mesmo tempo, acrescenta a APS, a produtividade continua também em alta, sendo cada vez mais frequentes as médias de 200 TEU/hora. Algo facilitado, claro, pela capacidade operacional do terminal e pela dimensão dos navios que demandam o Terminal XXI.

Com mais este resultado recorde, Sines passa a somar 373 772 TEU movimentados nos primeiros quatro meses do ano (foram 271 210 no primeiro trimestre), o que representa um ganho homólogo de mais de 45%.

Recorde-se que a PSA Sines tem em curso as obras de expansão do terminal para cerca de 1,7 milhões de TEU/ano e assinou há dias um memorando de entendimento com a APS e com o Governo sobre uma nova expansão para a casa dos 2,7 milhões de TEU/ano.

Comments are closed.