A Tersado, concessionária do Terminal Multiusos – Zona 1 do porto de Setúbal, recebeu a primeira descarga de cereais, anunciou a administração portuária em comunicado.
O navio Garnett, com 180 metros de comprimento e 30 metros de largura e um calado de 9,8 metros, atracou no terminal da Tersado no passado dia 16, proveniente do porto ucraniano de Yuzhny, transportando a bordo 33 mil toneladas de cereais.
A mercadoria destina-se ao mercado nacional, em particular à zona Centro do país. E este será apenas o primeiro de vários navios que passarão a demandar Setúbal para movimentar cereais, sustenta a APSS.
A Tersado dispõe de todos os meios para movimentar este tipo de carga, mas ainda assim, sublinha o comunicado, “foi necessário trabalhar com vários parceiros logísticos cuja sinergia assegurou o sucesso desta operação”. Em particular, foi possível descarregar directamente do navio para camiões, com imediato encaminhamento para os clientes finais, evitando dessa forma os custos logísticos com armazenagens intermédias.
Curiosamente, a chegada do Garnett ao porto de Setúbal aconteceu no dia seguinte à desconvocação da greve dos trabalhadores da Silopor, que durante diras dificultou a movimentação de cereais em Lisboa.
Cada vez mais, Setubal assume uma enorme importancia para toda Área Metropolitana que tem aproximadamente 3 milhões de habitantes mais o Turismo crescente que chega por Terra, Mar e Ar nas margens Sul e Norte do rio Tejo.