A Tersado renovou a concessão do Terminal Multiusos – Zona 1 do porto de Setúbal por mais dez anos.
A notícia foi avançada pela concessionária nas redes sociais. A Tersado – Terminais Portuários do Sado opera há 20 anos o Terminal de Carga Geral, Granéis Sólidos e Ro-Ro (TMS 1) do porto de Setúbal.
“Ao longo destas duas décadas, a Tersado consolidou-se como um pilar fundamental na cadeia logística nacional, movimentamos mais de 30 milhões de toneladas de cargas diversas e geramos milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento econômico e industrial de Setúbal e de Portugal.”, destaca a empresa.
A renovação da concessão vinha sendo negociada entre a Tersado e a administração portuária. O acréscimo de dez anos era o máximo possível, uma vez que até agora a duração máxima das concessões portuárias (incluindo prorrogações) era de 30 anos.
Mesmo com esta limitação, a “renovação reforça o nosso compromisso com a modernização, segurança, eficiência e sustentabilidade”, acrescenta a concessionária.
O Terminal Multiusos – Zona 1 dispõe de uma frente de cais de 864 metros, com fundos de -11 metros, e uma área de dez hectares. A sua capacidade teórica é de dois milhões de toneladas/ano. Ali são movimentados granéis sólidos, carga geral fraccionada, cargas ro-ro e contentores.