A Tersado, concessionária da zona 1 do terminal Multiusos de Setúbal, colocou ao serviço mais um “reach stacker”, o terceiro da empresa.
A nova máquina, fabricada pela Konecranes, tem uma capacidade de 45 toneladas e é a primeira nos portos nacionais a cumprir a Directiva Máquina 2004/26/EC.
Pedro Constantino, administrador da Tersado, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS que, com o novo equipamento, a concessionária “dispõe actualmente de 17 empilhadores com capacidades entre as 1,5 e as 45 toneladas, entre os quais três “reach stackers””.
O montante do investimento nova máquina não foi divulgado. Questionado sobre novas “compras”, Pedro Constantino salientou que “a politica de investimento em equipamentos – e porque se trata de um terminal multiusos, que pode movimentar todo o tipo de cargas, será sempre feita e ajustada às necessidades dos clientes”.
No primeiro trimestre deste ano, segundo os dados da administração portuária, a Tersado movimentou 412 882 toneladas, o que representou uma quebra de 2,1% face ao período homólogo do ano passado.
A carga geral fraccionada liderou, com 238,2 mil toneladas, acusando uma quebra de 3,6%, parcialmente compensada pelo aumento de 16,5% na movimentação de granéis sólidos, que atingiram as 158,5 mil toneladas.