Um novo serviço regular de transporte ferroviário de mercadorias entre a China e a Alemanha poderá ser lançado em breve, desta feita ligando o porto Lianyungang, no Nordeste da China, e o terminal de contentores de Herne, no Vale do Ruhr.
Essa é, pelo menos, a intenção das entidades envolvidas realização do primeiro comboio-piloto, que chegou ontem à Alemanha. A viagem de 11 300 quilómetros atravessou o Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia e Polónia, com um tempo de trânsito de 17 dias.
As empresas envolvidas neste primeiro teste são o porto de Lianuyngang, a cazaque KTZ Express e a alemã Wanne-Herner Eisenbahn-und Hafengesellschaft (WHE), que opera uma rede ferroviária com 32 quilómetros com oito locomotivas e é accionista do terminal de contentores de Herne.
A directora-geral da WHE, Christina Theis, sublinhou que o terminal poderá servir, além da região do Ruhr, como hub para destinos como Milão, Verona, Viena, Malmö ou Copenhaga.