A inauguração do “novo” Canal do Panamá deverá acontecer em Abril do próximo ano, com os testes com água a iniciarem-se emJaneiro, avança a Autoridade do Canal do Panamá (ACP).

Canal Panamá

“A exploração do canal poderá iniciar-se em Abril de 2016, segundo o presidente do consórcio encarregue dos trabalhos”, afirmou Jorge Quijano, administrador da ACP. “Estamos confiantes que os navios possam usar o novo canal no início do próximo ano”, referiu, o presidente do consórcio construtor GUPC – Grupo Unido Por el Canal, Giuseppe Quarta.

Actualmente os trabalhos de construção do alargamento do canal estão concluídos em perto de 90%. Os dois canais de acesso, do lado do Atlântico e do lado do Pacífico, estarão mesmo prontos. As dragagens e o enchimento das águas também correm em bom ritmo. Das 16 novas eclusas, 12 já estão montadas.

Ultrapassados os graves problemas que atrasaram em mais de um ano a conclusão da expansão do canal, os responsáveis da ACP já admitem uma nova expansão, para permitir a passagem de navios de 20 000 TEU.

Comments are closed.