O TGV do Deserto, como também é conhecido o projecto da  linha de Alta Velocidade da Arábia Saudita, realizará no domingo (dia 31) a primeira viagem de teste em toda a extensão dos 450 quilómetros da rota.

AV Medina-Meca

A demonstração dos sistemas e do serviço, que contará com vários convidados a bordo, será feita numa viagem entre Medina e Meca. Este será um marco no projecto, antes da homologação para exploração comercial.

Durante as próximas dez a 12 semanas, o consórcio realizará, regularmente, duas viagens em cada sentido entre Meca e Medina. Estas serão realizadas às sextas e sábados.

A linha de Alta Velocidade terá 450 quilómetros de comprimento e contará com cinco estações: Meca, Jeddah, Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, King Abdullah Economic City e Medina.

O objectivo dos promotores é que a linha esteja ao serviço em meados de 2018 e que transporte 60 milhões de passageiros por ano. O prazo inicial era Janeiro de 2017, porém, em Maio de 2016, a Arábia Saudita prorrogou o prazo em 14 meses, até Março de 2018, data que permanece apesar dos atrasos observados em duas das cinco estações: Jeddah e Meca.

 

 

 

Comments are closed.