A Thalys anuncia para 3 de Abril o arranque de um serviço low-cost entre as estações de Paris Nord e Bruxelas Midi. O serviço, que será operado sob a marca Izy, contará com o “staff” da Thalys e disporá de duas composições decoradas com cores verde e roxo.
A oferta será de duas viagens de ida e volta por dia e três às sextas-feiras e aos domingos. O tempo de viagem variará entre as 2h08m e 2h30m, mais do que as 1h22 do serviço normal da Thalys, o que é justificado pelo facto de a Izy utilizar também linhas convencionais (e não apenas linhas de Alta Velocidade) do lado de França, para controlar custos.
A empresa salienta, ainda assim, que os cerca de 300 quilómetros entre Paris e Bruxelas continuarão a ser cumpridos de forma mais rápida do que de carro.
Os bilhetes, que só podem ser adquiridos em izy.com ou em parceiros, custam 19 euros se reservados com dois meses de antecedência, podendo chegar, se reservados uma hora antes da partida, aos 59 euros (ou 69 euros em lugar XL com tomada eléctrica). Os preços para crianças até aos 12 anos começam nos 12 euros e o serviço não aceitará bilhetes de Interrail.
Além disso, a Izy disponibilizará 25 bilhetes a 15 euros para lugares em bancos rebatíveis e outros 10 bilhetes a 10 euros sem garantia de lugar sentado. A exemplo do que acontece nas companhias aéreas low-cost, os clientes deste serviço só poderão levar duas peças de bagagem.