A nova oferta da THE Alliance para 2024 inclui mexidas nos serviços Ásia – Europa que permitirão reduzir os custos relacionados com o ETS.
A THE Alliance (Hapag-LLoyd, ONE, HMM e Yang Ming) anunciou a sua oferta para 2024, para vigorar a partir de Abril.
A aliança destaca o aumento da oferta de capacidade em vários serviços, para assegurar a maior cobertura e a melhor fiabilidade nas actuais condições operacionais.
Precisamente por causa das actuais circunstâncias, o Programa de Inverno de 2023 será mantido até notícia em contrário, desde logo, no Ásia – Norte da Europa, anuncia.
Comentando as mudanças, Lars Jensen destaca, numa publicação no LinkedIn, a introdução cirúrgica de algumas escalas nas rotações do Ásia – Norte da Europa que, na prática, resultam numa redução substancial dos custos associados à integração do transporte marítimo sistema europeu de comércio de emissões (ETS).
Com a aplicação do ETS, recorde-se, serão taxadas 100% das emissões em viagens entre portos da União Europeia e 50% nas viagens entre portos da UE e de países terceiros.
No seu comentário, Lars Jensen dá o exemplo do serviço FP1, que actualmente liga directamente Singapura a Roterdão, mas que passará a escalar Damietta, com isso reduzindo de 8 300 para 3 200 milhas náuticas náuticas o percurso sujeito a reporte para efeitos do ETS.
Outro exemplo citado pelo especialista: no FE2, que actualmente segue directamente de Roterdão para Singapura, serão introduzidas escalas em Algeciras e Jeddah, com isso baixando para menos de metade o percurso a considerar para efeitos de ETS (100% entre Roterdão e Algeciras, e 50% entre Algeciras e Jeddah, ao invés de 50% entre Roterdão e Singapura.
Lars Jensen deixa, por isso, no ar a dúvida sobre como serão reflectidas estas alterações nas sobretaxas do ETS já anunciadas pelas companhias.