Pelo terceiro ano consecutivo, em 2022 o preço dos passes únicos Navegante não será aumentado, anunciou hoje a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
Em linha com a inflação, os preços dos transportes públicos de passageiros poderão aumentar 0,57% no próximo ano, mas a TML decidiu que os passes únicos Navegante, Municipal e Metropolitano, manterão os preços de 30 e 40 euros, respectivamente.
Em comunicado, a TML refere que a medida está integrada na estratégia de promoção e incentivo à utilização dos transportes colectivos preconizada para a Área Metropolitana de Lisboa, com os passes lançados em 2019.
A decisão foi tomada pela Área Metropolitana de Lisboa após ouvidos os municípios com serviços próprios e em articulação com as demais autoridades de transporte da região.
Aos restantes títulos de transporte dos operadores e serviços da sua competência, conforme determinado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), pode ser aplicada a Taxa de Actualização Tarifária de 0,57%.
“Este valor é aplicável, nos limites legalmente definidos, nas tarifas dos títulos de transporte ocasional (bilhetes simples, de bordo, pré-comprados e unidades intermodais de transporte pré-pagas), monomodal (tipo passe ou assinatura) e combinado”, é referido na nota da empresa intermunicipal.
Os 18 municípios que integram a área metropolitana de Lisboa são Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.