A ligação fluvial entre o Cais do Ouro, no Porto, e a Afurada, em V.N. Gaia será retomada esta sexta-feira, anunciou o presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP).
A TMP investiu 160 mil euros neste projecto-piloto, previsto para durar quatro meses, avançou Marco Martins. A ligação será feita com uma embarcação com capacidade para 20 passageiros, que poderão utilizar o Andante, acrescentou.
O serviço estará disponível entre as 7h30 e as 20 horas (22 horas, às sextas-feiras, sábados e domingos), estando previstas “13 viagens em cada sentido de segunda a quinta-feira, 15 viagens à sexta-feira, 13 ao sábado e 11 ao domingo”, especificou.
Cada viagem “tem a duração de cerca de sete minutos, quando de carro, num dia sem trânsito, dura entre 20 e 30 minutos, e de transporte público cerca de 50 minutos”, destacou.
O projecto-piloto servirá também para fazer “um estudo real da procura”, de residentes e turistas, justificou Marco Martins, para, mais tarde, “lançar um concurso” para a exploração do serviço, se se justificar.
No final de Maio, durante uma apresentação feita em reunião do Conselho Metropolitano, Marco Martins salientou que, depois de decorrido o projecto-piloto, o estudo “irá naturalmente dizer qual é a possível procura, a viabilidade económica e outros locais” ao longo de Gaia, Porto e Gondomar.
Em causa está “a ligação entre a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia” e “mais a montante uma ligação entre Gramido e Avintes”, e depois “uma eventual ligação que possa vir pelo menos desde a zona de Gramido, passar no Freixo, tocar em Oliveira do Douro e depois ligar à Ribeira do Porto e Gaia”. “Mas isto será para 2026, depois deste estudo”, referiu então o presidente da TMP.