Nunca a marinha de comércio nacional registada em Portugal foi tão pequena. Uma degradação que não honra a tradição marítima nacional e contrasta com a badalada aposta no mar. O tema estará em foco no Seminário de Transporte Marítimo, que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no próximo dia 22, no Porto.
No final do ano passado, eram apenas 12 os navios comerciais inscritos no registo convencional português. Juntos, representavam uma tonelagem bruta de escassas 72 mil toneladas. No RINM-Mar contavam-se 103 navios, com um milhão de toneladas TDW.
Portugal está a redescobrir o mar, o sector marítimo-portuário é fundamental para a economia, o aumento das exportações para países extra-comunitários é uma das saídas para a crise. E no entanto pouco ou nada se fala do estado da marinha de comércio nacional.
É esse debate que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS se propõe promover no âmbito do Seminário de Transporte Marítimo que realiza no Porto, no próximo dia 22, e que marca o arranque do 14.º Ciclo de Seminários de Transportes.
Maia Seco, em representação da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio, Manuel Pinto de Magalhães, administrador da Portline, e João Carvalho, presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, são os oradores convidados para, sob a moderação de João Soares, abordarem o tema.
O objectivo é fazer o ponto da situação do sector, perceber o que motivou a situação actual e, mais ainda, avaliar o que pode ser feito para dinamizar o investimento na actividade… se tal for tido como estratégico.
Maia Seco aportará para o debate as propostas da associação do sector, Pinto de Magalhães falará em nome do maior armador português (e, todavia, sem navios nos registos nacionais), e João Carvalho tratará do que se faz na Europa, e do que se tenta fazer por cá, em prol dos pavilhões nacionais.
O painel sobre o Estado da Marinha de Comércio abrirá o Seminário de Transporte Marítimo. Seguir-se-lhe-ão os painéis dedicados ao Short Sea Shipping e às Auto-Estradas do Mar, e à Mão-de-Obra Portuária e ao Governo dos Portos.
A sessão decorrerá, como é já tradição, no Hotel Tiara, no Porto, entre as 9h30 e as 16h30. A informação completa sobre o Seminário está disponível em http://www.transportesenegocios.com.pt/seminarios/Programa_maritimo_programa.htm. Os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de descontos nas inscrições.
O Seminário de Transporte Marítimo é patrocinado pela APDL, Portmar e TCL e apoiado pela APA, APL, APS, APSS, APTMCD, Comunidade Portuária de Lisboa e Grupo ETE.