Segunda-feira, Março 27, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

T&N debate o presente e o futuro da marinha de comércio nacional

por T&N
13/03/2012
em Iniciativas
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Nunca a marinha de comércio nacional registada em Portugal foi tão pequena. Uma degradação que não honra a tradição marítima nacional e contrasta com a badalada aposta no mar. O tema estará em foco no Seminário de Transporte Marítimo, que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no próximo dia 22, no Porto.

No final do ano passado, eram apenas 12 os navios comerciais inscritos no registo convencional português. Juntos, representavam uma tonelagem bruta de escassas 72 mil toneladas. No RINM-Mar contavam-se 103 navios, com um milhão de toneladas TDW.

Portugal está a redescobrir o mar, o sector marítimo-portuário é fundamental para a economia, o aumento das exportações para países extra-comunitários é uma das saídas para a crise. E no entanto pouco ou nada se fala do estado da marinha de comércio nacional.

É esse debate que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS se propõe promover no âmbito do Seminário de Transporte Marítimo que realiza no Porto, no próximo dia 22, e que marca o arranque do 14.º Ciclo de Seminários de Transportes.

Maia Seco, em representação da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio, Manuel Pinto de Magalhães, administrador da Portline, e João Carvalho, presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, são os oradores convidados para, sob a moderação de João Soares, abordarem o tema.

O objectivo é fazer o ponto da situação do sector, perceber o que motivou a situação actual e, mais ainda, avaliar o que pode ser feito para dinamizar o investimento na actividade… se tal for tido como estratégico.

Maia Seco aportará para o debate as propostas da associação do sector, Pinto de Magalhães falará em nome do maior armador português (e, todavia, sem navios nos registos nacionais), e João Carvalho tratará do que se faz na Europa, e do que se tenta fazer por cá, em prol dos pavilhões nacionais.

O painel sobre o Estado da Marinha de Comércio abrirá o Seminário de Transporte Marítimo. Seguir-se-lhe-ão os painéis dedicados ao Short Sea Shipping e às Auto-Estradas do Mar, e  à Mão-de-Obra Portuária e ao Governo dos Portos.

A sessão decorrerá, como é já tradição, no Hotel Tiara, no Porto, entre as 9h30 e as 16h30. A informação completa sobre o Seminário está disponível em http://www.transportesenegocios.com.pt/seminarios/Programa_maritimo_programa.htm. Os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de descontos nas inscrições.

O Seminário de Transporte Marítimo é patrocinado pela APDL, Portmar e TCL e apoiado pela APA, APL, APS, APSS, APTMCD, Comunidade Portuária de Lisboa e Grupo ETE.

Notícias Relacionadas

H2.City Gold da CaetanoBus testado na Irlanda
Veículos Comerciais

CaetanoBus vende dez H2.City Gold à EMT Madrid

27/03/2023
Rede Expressos com promoções e novos autocarros
Mobilidade

Rede Expressos com promoções e novos autocarros

27/03/2023
“Novo” Alfa pendular da CP inicia hoje o serviço
Mobilidade

Ambientalistas defendem aposta no comboio

27/03/2023
A seguir

Mitsubishi do Tramagal obrigada a devolver incentivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

H2.City Gold da CaetanoBus testado na Irlanda

CaetanoBus vende dez H2.City Gold à EMT Madrid

27/03/2023
Rede Expressos com promoções e novos autocarros

Rede Expressos com promoções e novos autocarros

27/03/2023
“Novo” Alfa pendular da CP inicia hoje o serviço

Ambientalistas defendem aposta no comboio

27/03/2023
TAAG adia privatização para 2023 ou 2024

TAAG lança mais um voo entre Luanda e Lisboa

27/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist