Com que linhas se há-de coser o futuro do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal? Para responderem a esta pergunta, o TRANSPORTES & NEGÓCIOS volta a reunir no Porto representantes dos principais stakeholders da actividade. É já no próximo dia 29.

Sem-Ferro

Agora o transporte ferroviário de mercadorias parece na moda. Mas já quando ainda não estava, quando não passava do parente pobre do sector, o TRANSPORTES & NEGÓCIOS lhe dedicava especial atenção. E assim continua a ser, cientes que estamos da inevitabilidade de o transporte ferroviário ser parte da solução que há-de garantir a competitividade das empresas e da economia nacional.

Na sessão do próximo dia 29, o tema será abordado em duas perspectivas diversas mas complementares e, por isso, indissociáveis. Carlos Fernandes,vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Manuel Tão, professor da Universidade do Algarve, e Mário Lopes, professor do IST – Lisboa, falarão das opções que se impõem ao nível dos investimentos na infra-estrutura. cá dentro, mas também, ou sobretudo, nas ligações à vizinha Espanha (e por ela à Europa).

Será, ainda, tempo de falar de linhas prioritárias, de modernizações vs. construções de raiz, de ligações aos centros de consumo, aos portos, plataformas logísticas e zonas industriais, de bitolas e intercambiadores, de corredores europeus. Os convidados têm vasta produção nestas matérias, pelo que o debate, moderado por Paulo Vilarinho, promete.

Depois será tempo de ouvir o que têm a dizer as empresas. Carlos Vasconcelos (Medway), Álvaro Fonseca (Takargo), Lucas Teixeira (SPC) e Lourenço Silva (ALB) representam, sem dúvida, os players mais activos no mercado nacional. A que se deverão juntar José Luís Cacho, presidente do Porto de Sines (a maior plataforma ferroviária nacional) e Juan Romero Miranda, CEO da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu.

Será uma mesa redonda na qual apresentarão os seus sucessos, os seus projectos, mas também os escolhos que continuam a estorvar o seu progresso e de todo o sector. E será curioso perceber até que ponto as opções dos convidados do primeiro painel estarão em sintonia com as preocupações de quem anda no terreno. Também aqui a moderação será de Paulo Vilarinho.

O Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS decorrerá entre as 9h30 e as 13h15 (encerra com o almoço) de dia 29, sexta-feira, no Hotel Crowne Plaza, no Porto.

Os interessados em participar podem inscrever-se aqui, ou por e-mail. O preço da inscrição é de 80 euros (+IVA).

O Seminário de Transporte Ferroviário tem o apoio da Medway e da Comunidade Portuária de Leixões.

 

Comments are closed.