A NASSCO, estaleiro da General Dynamics, entregou à TOTE Maritime o primeiro porta-contentores movido a gás natural liquefeito (GNL) do mundo.

TOTE - GNL

O Isla Bella é o primeiro de dois navios a GNL da Classe Marlim, com capacidade de 3 100 TEU e cerca de 233 metros de comprimento, encomendados pela TOTE à NASSCO. O segundo foi lançado à água no final de Agosto passado e deverá entrar ao serviço no primeiro trimestre de 2016.

Ambos vão operar a ligação entre Jacksonville (Florida) e San Juan (Porto Rico), substituindo unidades construídas nos anos 70 do século passado.

Face às embarcações que irão substituir, espera-se uma redução das emissões de NOx em 98%, de SOx em 97%, de CO2 em 72% e de partículas em 60%.

“Construir e entregar de forma bem-sucedida o primeiro navio porta-contentores do mundo movido da GNL aqui nos Estados Unidos para serviços costeiros demonstra que os estaleiros, os armadores e operadores estão a liderar o mundo na introdução de tecnologia ambiental de ponta no apoio à Jones Act”, afirmou, citado num comunicado de imprensa, o vice-presidente e director-geral da General Dynamics NASSCO, Kevin Graney.

 

» Primeiro porta-contentores a GNL do mundo lançado nos EUA

 

Comments are closed.