A Toyota Caetano Portugal vai comprar 61,94% da Caetanobus e 49% da Finlog à Salvador Caetano, num investimento de 39,1 milhões de euros.
Numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Toyota Caetano Portugal informou que está prevista a aquisição “de 12 milhões de ações, no valor nominal de um euro cada, correspondentes a 61,94% do capital social da sociedade Caetanobus – Fabricação de Carroçarias, S.A. à sociedade Salvador Caetano Indústria, SGPS, S.A., pelo preço de 16,32 milhões de euros”.
Está também prevista a compra de “7.350 ações de valor nominal de cinco euros cada, correspondentes a 49% do capital social da Finlog – Aluguer e Comércio de Automóveis, S.A. (empresa de prestação de serviços na área de veículos automóveis), à sociedade Salvador Caetano Auto, SGPS, S.A., pelo preço de 22,78 milhões de euros”.
Aquelas transações, explicou, serão efetuadas através da celebração de contratos de compra de ações, com efeito a partir de hoje.
A empresa apontou que quer contribuir para a expansão dos serviços de mobilidade Toyota – Zero Emissões, e, para isso, pretende explorar sinergias com a Caetanobus no que diz respeito ao desenvolvimento, produção e venda de autocarros amigos do ambiente.
“Com efeito, atualmente a principal unidade de negócio europeu da Toyota – a Toyota Motor Europe – já está a fornecer a sua tecnologia de pilha de combustível à Caetanobus, contribuindo para a promoção das aplicações do hidrogénio em diferentes meios de transporte”, lê-se na nota enviada à CMVM.
Relativamente à Finlog, o objetivo da aquisição prende-se, justifica, com a utilização do conhecimento daquela empresa portuguesa na área dos serviços de ‘leasing’ de veículos de passageiros, “com vista a introduzir o ‘Full Service Lease’ de autocarros, bem como proceder ao desenvolvimento e experimentação de novos serviços de mobilidade”, esclareceu.