A Toyota está a desenvolver o APM (de “Accessible People Mover”), uma solução de mobilidade para os “Jogos” de Tóquio 2020.
Ao longo do evento, a Toyota Motor Corporation, que é parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, colocará aproximadamente 200 unidades APM no serviço de apoio ao transporte de visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais oficiais do evento, onde são realizadas as competições ou em locais como a aldeia olímpica.
Com uma velocidade máxima de 19 km/h, o APM será 100% eléctrico, com uma autonomia de 100 km.
O veículo contará com três filas de bancos. Na primeira fila estará o banco do condutor, a segunda fila terá capacidade para três pessoas e a terceira fila oferecerá dois lugares, permitindo uma lotação total de seis pessoas. Quando utilizado para passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada para permitir que a cadeira de rodas entre na segunda fila.
Pensando na segurança, a posição do banco do condutor foi elevada e localizada ao centro, a fim de permitir que o condutor veja os passageiros e os possa apoiar nas suas necessidades individuais à medida que entram ou saem do veículo.
Os bancos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo e o projecto geral considera necessidades variadas dos ocupantes, com barras de segurança de ambos os lados para ajudar à entrada e saída, pontos de fixação e rampas para cadeiras de rodas.
Além do modelo “base”, haverá versões “socorro”. Partindo do modelo base, metade do espaço da segunda e terceira fila está reservada para uma maca que é presa dentro do veículo. O veículo também foi projectado com espaço para permitir que dois funcionários da equipa de socorro fiquem imediatamente adjacentes à maca.