O tráfego de encomendas registou no primeiro semestre deste ano o maior crescimento desde 2013, anunciou a Anacom.
De acordo com o relatório semestral da entidade reguladora dos serviços postais, o tráfego de encomendas cresceu no primeiro semestre 28,9% em termos homólogos.
A subida contrastou com os decréscimos observados nos tráfegos de correspondências, de correio editorial e de publicidade endereçada (-4%, -3% e -5,2%, respectivamente).
Em consequência, o peso das encomendas no tráfego postal total cresceu 2,7 pontos percentuais, para uma quota de 11,6%, a mais elevada alguma vez registada.
Em termos de receitas, o negócio das encomendas cresceu 36,2%, para 143,5 milhões de euros (105,3 milhões no primeiro semestre de 2020), aproximando-se do valor das correspondências, que subiu 8,3% até aos 186,6 milhões de euros.
A receita média por encomenda atingiu os 4,13 euros (+5,7% em termos homólogos), muito acima dos 1,15 euros da média do mercado.
O Grupo CTT reforçou a liderança no mercado, em termos de volumes, com uma quota de 49,9% (+1,5 p.p.), distanciando-se do Grupo Geopost/DPD, com 24% (-2,6 p.p.). Seguiram-se no ranking o Grupo Nacex com 6,6%, VASP Premium com 6%, Grupo MRW com 4,9% (a crescer 0,7 p.p.) e TNT Express com 3,8%.