O tráfego mundial de contentores, medido em TEU, recuou 3,9% em 2022, face a 2021, de acordo com os dados divulgados pela Container Trade Statistics.
Medido em TEU/milhas, o tráfego mundial de contentores recuou ainda mais, em termos homólogos: -5,6%, de acordo com a mesma fonte.
Só em Dezembro, a procura global diminuiu 6,7% em termos homóloga, em TEU movimentados, e caiu 8,7% em TEU/milhas.
Ao longo do ano passado, a frota mundial de navios porta-contentores cresceu 4% em capacidade, com a entrada de muitos novos navios e praticamente zero retiradas do activo, o que, combinado com a redução da procura, criou pressão sobre as tarifas e levou as companhias de navegação a uma gestão cuidada da oferta.
Falando de preços, o índice de taxa média para o ano 2022 cresceu 20% face a 2021 e 170% na comparação com os valores de 2019, antes da pandemia.
A propósito, Lars Jensen comentou que se é indiscutível a alta dos preços no transporte marítimo de contentores, os dados divulgados pela Container Trade Statistics também demonstram que os casos reportados de aumentos de 500-1000% nas tarifas spot não foram generalizados, com muitos clientes a não sofrerem com aumentos de taxas de proporções tão dramáticas.