A espanhola Tramesa pretende lançar uma auto-estrada ferroviária entre Valência e Portugal a partir de 1 de Janeiro do próximo ano, confirmou o seu director-geral.
A ideia será avançar com a AE ferroviária para Portugal ao mesmo tempo que arrancará a AE ferroviária entre Valência e Madrid.
Para Portugal, a ligação “far-se-á pelo Sul, por Puertollano e Badajoz, porque a zona Norte tem mais problemas de gabarits”, precisou Jesús Calvo, citado pelo “El Mercantil”.
“A nossa intenção – acrescentou – é começar a 1 de Janeiro de 2024 se for possível, mas de certeza que o faremos assim nos dêem luz verde”.
Os dois serviços serão assegurados pelos 55 vagões que a Tramesa tem encomendados à Tatravagonka (que também foi a escolhida pela Medway para uma encomenda de mais de uma centena de vagões).
Em aberto está ainda a escolha de quem fará a tracção, uma vez que prosseguem as negociações.
O lançamento de uma AE ferroviária para Portugal está previsto no protocolo firmado, em Setembro de 2021, entre os presidentes da Adif e da Tramesa para a crtiação da ligação de Valência a Madrid. Na altura, a administração portuária de Valência já disse que o protocolo “também contempla ampliar este corredor para tráfegos com origem e destino no porto de Sagunto e no terminal do Entroncamento, por Fuentes de Oñoro ou Badajoz”.
No relativo à AE ferroviária Valência – Madrid, a ideia é arrancar com uma ligação diária em cada sentido, com uma capacidade de transporte de 40 semi-reboques em cada sentido. A partir de Madrid, a Tramesa projecta ligar a outras paragens, nomeadamente Salamanca.