O município de Trancoso, no distrito da Guarda, inicia segunda-feira um projecto de mobilidade que oferece uma alternativa económica de transporte público aos habitantes das localidades mais afastadas da sede de concelho, foi hoje anunciado.
O projecto, denominado Trancoso SIM – Solução Integrada de Mobilidade, é pioneiro naquele município e pretende “complementar os circuitos existentes para a população mais distante e/ou sem meios próprios de mobilidade”.
“A rede Trancoso SIM resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal ao operador [de transportes de passageiros] Transdev que, em conjunto, desenvolveram uma solução integrada de mobilidade”, explica a autarquia de Trancoso em nota enviada à “Lusa”.
A autarquia adianta ainda que o novo sistema de transportes colectivos combina cinco circuitos, um por cada dia útil, de ligação da periferia ao centro de Trancoso, um circuito urbano que liga diariamente alguns dos pontos principais da cidade e, ainda, um sistema de transporte a pedido.
“A ideia é permitir que os munícipes possam ter ao seu dispor meios de transporte adequados às suas necessidades e que lhes permitam circular, a um preço meramente simbólico, pelas diversas freguesias e deslocar-se à sede de concelho”, é justificado.
Os circuitos de ligação da periferia ao centro de Trancoso serão realizados todos os dias a partir das 9h30, acontecendo o regresso às 12h45.
Já o serviço de transporte a pedido – que “cobre localidades que não são abrangidas por nenhum dos circuitos” – implica a marcação prévia da viagem, com um dia de antecedência.
O custo de cada viagem na ligação diária à cidade e no transporte a pedido é de um euro e no circuito urbano tem o valor de 50 cêntimos.
O novo serviço também garante ligações especiais entre Trancoso e a estação da CP de Vila Franca das Naves, na linha da Beira Alta, à sexta-feira e aos domingos, pelo custo de um euro cada viagem.
A autarquia de Trancoso adianta que até ao dia próximo 31 o novo serviço de transportes será gratuito.