Nas duas últimas semanas foram Belmonte e Oliveira de Azeméis; hoje é a vez de Anadia aderir aos sistemas integrados de mobilidade (SIM) desenvolvidos pela Transdev. E mais estão na calha.

Pinhel - Transdev

No caso do AnadiaSIM, e um pouco à semelhança do que acontece nos outros concelhos já serviços, a oferta é composta por cinco linhas radiais (uma a cada dia útil da semana) , que ligam as localidades mais afastadas ao centro urbano, e por um circuito urbano – que toca os principais pontos da urbe a faz interface com aquelas.

“O centro de Anadia passa agora a ser servido por uma circulação com cinco horários diários. Nos horários de ponta, o serviço assegura a ligação às estações da CP de Curia e Mogofores, para maior comodidade de quem opta pelo uso do comboio no dia-a-dia. Este serviço oferece horários ajustados à população em geral, não estando condicionado aos horários escolares”, resume, em comunicado, João Paulo Araújo, administrador da Transdev.

O preço das viagens será de um euro para as linhas radiais e 50 cêntimos no circuito urbano. Mas os portadores de Cartão Jovem ou Sénior do concelho beneficiarão ainda de um desconto de 50%.

O AnadiaSIM foi desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Anadia e a Transdev, sendo a operadora responsável pela implementação e gestão corrente de todo o sistema.

“Os projetos SIM são a resposta da Transdev às necessidades das populações com reduzida oferta de transporte público, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social. Desde a análise e estruturação da rede até à imagem e comunicação, fazemos um plano à medida das necessidades de cada autarquia, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável”, destaca Pierre Jaffard, CEO da Transdev, citado no comunicado emitido a propósito do AnadiaSIM.

Até ao momento já optaram por esta solução os municípios de Sever do Vouga, Marco de Canaveses, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Lousã, Ílhavo, Pinhel, Trancoso e Góis e, nas duas últimas semanas, Belmonte e Oliveira de Azeméis. E a Transdev estará em negociações com mais concelhos.

De acordo com os dados da operadora, os serviços SIM transportam “uma média de 10 700 passageiros por mês”.

Tags:

Comments are closed.