Desde o início do ano, a AEM Bilbau-Zeebrugge é operada por dois novos navios com uma capacidade de carga acrescida em cerca de 10% face à oferta anterior.
O Forerunner e o Forecaster são dois navios con-ro, capazes de transportar 3 000 metros lineares de carga e contentores estivados a duas alturas no convés. Além disso, as rampas de que dispõem permitem a movimentação de cargas especiais sobre rodas de até 120 toneladas.
Para os casos das cargas que viajam acompanhadas pelos respectivos motoristas, os novos navios da Transfennica (construídos em 2003) dispõem de 12 cabinas.
A capacidade de carga é assim aumentada em cerca de 10%. Mantêm-se as duas saídas semanais em ambos os sentidos, às terças e sextas-feiras e o transit time de cerca de 38 horas.
Zeebrugge pode funcionar como placa giratória para cargas com origem/destino no Reino Unido, Escandinávia e Báltico, potenciando os tráfegos da AEM e alargando a zona de influência do serviço e as opções para os transportadores/carregadores.
A AEM Bilbau-Zeebrugge foi lançada em 2007 com o apoio do Marco Polo. O serviço arrancou com duas escalas semanais mas chegou a oferecer cinco saídas em 2009, embora com navios de menores dimensões.
A ligação marítima permite poupar cerca de dois mil quilómetros de estrada numa viagem de ida-volta.