Seis anos volvidos, a Região Autónoma da Madeira volta a ser servida por um navio “Ilha da Madeira”, agora da Transinsular.
Chegou hoje ao Caniçal o “Ilha da Madeira”, o novo reforço da Transinsular para o Madeira Expresso, que continua a servir semanalmente aquela região autónoma, apesar da pandemia.
Com 129 metros de comprimento e 20 de boca, o novo “Ilha da Madeira” tem uma capacidade de transporte de 440 TEU (carga seca e reefer, viaturas e carga geral),
“Registado em bandeira nacional e batizado em honra da RAM, o novo navio unicamente ao serviço desta região autónoma, está dimensionado para responder na íntegra às especificidades e aos horários do itinerário, particularmente nestes tempos exigentes de crise pandémica. Tem, ainda, as caraterísticas necessárias para assegurar a regularidade de serviço em tempo de retoma, quando o turismo e a economia recuperarem o dinamismo”, refere a Transinsular, em comunicado.
“Embora se vivam tempos de muita incerteza, na Transinsular mantemo-nos operacionais e a assegurar o abastecimento das Regiões Autónomas, permitindo continuar a responder com o mesmo compromisso que sempre assumimos com estas populações e agentes económicos. A introdução deste navio no itinerário da Madeira é para a Transinsular, um motivo de orgulho, mas também mais um sinal de proximidade com a comunidade madeirense e de que nos mantemos atentos no que respeita à satisfação daquelas que são as suas reais necessidades”, reforça, por seu turno, Matthieu Roger, CEO da Transinsular, citado a propósito.
O primeiro navio com o nome “Ilha da Madeira”, foi adquirido pela Vieira & Silveira, também do Grupo ETE, no início da década de 90 do século passado. Com capacidade de 258 TEU, o navio esteve ao serviço do itinerário da Madeira até 2014, em conjunto com outro navio da Transinsular.
O novo “Ilha da Madeira” foi construído em 2007.