A Transinsular reforçou a frota com um novo navio, o Ilha da Madeira, naquele que é apontado como o maior investimento da empresa do Grupo ETE nos últimos cinco anos.
Construído na Alemanha, em 1999, o Ilha da Madeira (o terceiro da empresa) chegou ontem ao Caniçal e será alinhado no serviço Madeira Expresso da Transinsular.
Com 127 metros de comprimento, 20 metros de boca e um um deadweight de 8450 tons, o navio tem uma capacidade de transporte de 710 TEU (dos quais 100 reefers), podendo navegar a 16 nós. Para as operações de carga / descarga está equipado com duas gruas de mais de 45 toneladas.
“Estamos comprometidos com estas populações e agentes económicos, e a aquisição deste novo navio é símbolo desse compromisso e sinal da proximidade da Transinsular à comunidade madeirense e de que nos mantemos atentos à satisfação daquelas que são as suas reais necessidades”, sublinha Matthieu Roger, CEO da Transinsular, citado em comunicado.
O Ilha da Madeira navega sob bandeira portuguesa e com tripulação inteiramente nacional, factos destacados também por Matthieu Roger, porque “mostra que apostamos no desenvolvimento de Portugal, em profissionais qualificados no sector, sendo promotores da criação de postos de trabalho no país.”
A Transinsular não revela o montante do investimento, dizendo apenas ser o maior desde que, há cinco anos, renovou a frota de contentores.
A frota da Transinsular é agora composta pelos navios Monte Brasil, Monte da Guia, Ponta do Sol, Insular, São Jorge e Ilha da Madeira, que operam nas ligações com as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.