Já está disponível a edição de 2021 do Transitários – Quem é Quem em Portugal, iniciativa da Riscos Editora, a “casa-mãe” do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Depois de um ano de interregno, motivado pela pandemia que quase paralisou o País, mas não os transitários, regressa o Diretório das empresas transitários legalmente habilitadas para exercerem a atividade no País.
O Transitários – Quem é Quem em Portugal propõe-se, antes do mais, de facto, dar conta das empresas do sector a actuar em Portugal (uma tarefa que, ao contrário do que poderá pensar-se, não é fácil, dadas as lacunas e incorrecções das fontes oficiais existentes). Mas pretende ir mais além e disponibilizar informação útil para quem use os transportes internacionais e, logo, possa recorrer aos serviços dos transitários.
Daí que a edição disponibilize também o Estatuto regulamentar do acesso e exercício da actividade transitária, a Legislação mais importante relacionada com os transportes, as Condições gerais de prestação de serviços pelas empresas transitárias (aprovadas pela APAT) e as Regras Incoterms® 2020.
Na Nota de Abertura, sublinha-se o óbvio mas que, por o ser, tende a ser esquecido ou subvalorizado:
“Apesar da pandemia, por causa dela, os Transitários estiveram na linha da frente para garantir o encaminhamento, em tempo recorde e em condições particularmente difíceis, dos bens essenciais à batalha de combate ao vírus.
“E, assim, talvez mais do que nunca, os importadores, os exportadores, o Estado e o grande público puderam constatar, ver com os seus próprios olhos o trabalho fundamental que os Transitários realizam, dia após dia, discretos, sem que nos apercebamos da sua existência, para que a nossa vida decorra sem sobressaltos.”
A edição de 2021 do Transitários – Quem é Quem em Portugal contou com o patrocínio da APAT, APDL, Grimaldi e Wtransnet, e com o apoio da AASM Vaz, Abreu Carga e Trânsitos, Cargolândia, Euroatla, G-Freight, Garland Transport Solutions, Incotrans, Intersped, Jomatir, JTM, KLog, Lusocargo, Marmod, Medway, Moldtrans, Olicargo, On Time, Orey Shipping, Rangel Logistics Solutions e Transitex.