Afinal, as companhias marítimas de transporte de contentores poderão muito bem acabar o ano com lucros agregados de mais de 9 mil milhões de dólares!
A previsão é da Sea-Intelligence que ainda há poucas semanas antecipava, no pior cenário, perdas de 23 mil milhões de dólares para o transporte marítimo de contentores, em consequência da pandemia de Covid-19.
Facto é que, os últimos resultados divulgados por Maersk & C.ª provam-no, as companhias estão a conseguir manter, ou mesmo melhorar, os resultados, apesar da frota quebra dos volumes transportados. Isto à custa de uma forte disciplina na manutenção – ou mesmo aumento – das tarifas.
Refeitas as contas, a Sea-Intelligence prevê agora que, caso as companhias continuem com a disciplina nas tarifas, poderão lucrar mais de 9 de mil milhões de dólares. Mas na possibilidade de não resistirem à tentação de tentar ganhar cargas preço, arriscarão, ainda assim, perder “apenas ” sete mil milhões de dólares.
Comentando os números agora divulgados, Lars Jensen, lembrou que a disciplina das tarifas era algo “em que muitos na indústria não acreditavam, uma vez que, historicamente, os transportadores sempre se lançaram em guerras de preços quando não conseguiam encher navios”.
Mas agora é diferente. “Dois meses se passaram [sobre a generalização da COvid-19] e os transportadores não só mantiveram os níveis das tarifas, como as subiram substancialmente, apesar dos reduzidos volumes e da queda dos preços do combustível”, sublinhou Lars Jensen.
Para a sustentação dos preços dos fretes têm sido determinantes os cancelamentos de dezenas de viagens, para desagrado de muitos carregadores.