Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Transporte de contentores no Tejo só com apoios

por T&N
05/07/2021
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O transporte de contentores pelo rio Tejo, um dos projectos em que o Porto de Lisboa aposta, não será viável sem apoios financeiros, admite o presidente da APL.

O projecto de navegabilidade do Tejo, para o encaminhamento de contentores, de e para os terminais do porto de Lisboa, não terá viabilidade económico-financeira, de acordo com os estudos já realizados. Ainda assim, José Castel-Branco, presidente em exercício da administração portuária da capital, mantém o objectivo de ter a obra em fase de conclusão em 2024.

A navegabilidade do Tejo foi um dos temas abordados no último “Conversas fora de bordo”, promovido pela APAT, e com o apoio do TRANSPORTES & NEGÓCIOS. O transporte de contentores pelo rio, em barcaças, é um projecto de há anos e visa criar uma acessibilidade alternativa aos terminais de contentores do porto lisboeta.

No plano das ideias, parte dos contentores que hoje chegam ou partem do porto em camião seria transferida para o transporte fluvial, numa ligação entre os terminais e a zona de Castanheira do Ribatejo, para onde o Grupo ETE tem projectado um cais fluvial e respectivo terrapleno.

A solução implica intervenções no canal navegável (dragagens avaliadas em 10-12 milhões de euros), a cargo da administração portuário e que estão a ser objecto do necessário estudo de impacte ambiental, e, claro, o envolvimento de operadores no transporte propriamente dito.

O problema é que os estudos já feitos apontarão para que o negócio seja deficitário. Por isso, adiantou José Castel-Branco, a solução será candidatada a fundos europeus, enquanto a exploração do terminal fluvial deverá ser objecto de uma concessão a um parceiro privado.

Em todo o caso, o presidente em exercício da APL aspira a que, “na melhor das hipóteses, em 2024 teremos a obra em fase de conclusão).

Banner newsletter

 

Notícias Relacionadas

Seabourn Encore opera a partir de Lisboa
Cruzeiros

Lisboa com recorde de operações “turnaround”

23/01/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre
Marítimo

ONE “experimenta” escala em Lisboa para os EUA

13/01/2023
Grupo ETE investe 14 milhões em gruas móveis
Marítimo

Grupo ETE investe 14 milhões em gruas móveis

12/01/2023
A seguir
IP procura interessados para oito terminais

Bobadela só pode fechar com alternativa aberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Brasil concessiona Ferrovia Norte-Sul

Crescimento do Brasil recuará para 0,2% este ano

27/01/2023
Os portos portugueses – uma década perdida

A importância da carga e dos donos da carga

27/01/2023
Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist