Este ano, o transporte marítimo de contentores pode regressar aos lucros, ou manter-se no vermelho, prevê a Drewry Consultants. Tudo depende da envolvente e do que façam os operadores na gestão da oferta e dos valores dos fretes.
Em 2011, os operadores de transporte marítimo de contentores sofreram perdas globais de seis mil milhões de dólares. Este ano, os resultados do sector poderão situar-se entre 1,3 mil milhões de dólares de prejuízos e 1,8 mil milhões de lucros, antecipa a Drewry no seu “Forecaster” do segundo trimestre.
Tudo dependerá da evolução dos custos, em particular do preço do combustível, e da capacidade dos operadores em manterem os níveis dos fretes em alta.
Desde Março, os fretes no Ásia-Europa mais do que triplicaram, em resultado da acção concertada dos principais players. Para isso contribuiu a redução da oferta de capacidade ao longo dos meses de Inverno. E assim a maioria das companhias está agora a operar acima do break-even.
Mas subsistem sinais contraditórios, como o lançamento de novos serviços, não sendo certo que os operadores consigam preencher os cerca de 12 000 TEU semanais actualmente disponíveis no mercado, e assim manterem os níveis actuais dos fretes.
A Drewry aconselha, pois, uma política de pricing responsável e contenção no aumento de capacidade e na colocação de encomendas de novos navios nos próximos 18 meses. Até porque não antecipa um aumento substancial da procura nos principais tráfegos Leste-Oeste para 2013.
Se tudo correr pelo melhor, isto é, se houver uma boa gestão da oferta e se os operadores lograrem manter os fretes ao nível actual, antecipa a Drewry, ficarão criadas as condições para uma renegociação em alta dos contratos de transporte para 2013.