O transporte de mercadorias por via férrea cresceu no terceiro trimestre do ano passado, interrompendo a tendência negativa registada na primeira metade de 2013, de acordo com os dados divulgados pelo INE.
Entre Julho e Setembro, a ferrovia garantiu o transporte de 2,5 milhões de toneladas, o que representou um ganho homólogo de 7,4%, em contraste com as perdas de 18,9% e de 1,9% verificadas nos primeiro e segundo trimestres, respectivamente.
Os 2,5 milhões de toneladas registados foram também o melhor resultado trimestral de 2013 em termos absolutos, superando os 2 milhões do primeiro trimestre e os 2,3 milhões do segundo.
Considerando as toneladas-km (uma medida que exprime melhor a importância do modo ferroviário no transporte de mercadorias), o INE assinala um crescimento de 4% no terceiro trimestre, com um total de 613,2 milhões de tKm.
O resultado de Julho-Setembro contrasta com as perdas de 22,8% e de 2,8% ocorridas nos dois trimestres anteriores e supera os 443,3 milhões e os 499,2 milhões de tKm verificados entre Janeiro e Março e entre Abril e Junho, respectivamente.
Nos passageiros, manteve-se a tendência negativa mas atenuada, com uma quebra de 2% no terceiro trimestre (contra -13,4% no primeiro trimestre e -3,3% no segundo), para um total de 30,7 milhões. Isto na ferrovia pesada.
Nos sistemas de metropolitanos, a queda foi de 6,9% (igual à verificada no segundo trimestre), com o Metropolitano de Lisboa a ceder 10,7% e o Metro do Porto a ganhar 4,2%.