Terminadas as férias, regressa o Ciclo de Seminários do T&N, ainda e sempre com a ambição de “Alargar horizontes” e contribuir para a reflexão, o debate e a tomada de decisões, agora no sector do transporte ferroviário. É já no próximo dia 27, no Porto.
Cumprindo a tradição, que remonta aos tempos em que o transporte ferroviário de mercadorias não estava na “moda”, o seminário dedicará especial atenção à evolução do mercado interno e também às ligações à Europa, quer ao nível das infra-estruturas.
Com a participação de representantes dos principais players, e desde logo da CP Carga e da Takargo, tratar-se-á de fazer o balanço possível da liberalização do mercado, para avaliar o que melhorou e o que correu menos bem, também na óptica dos carregadores e clientes. (Recorde-se que corre na Autoridade da Concorrência uma queixa do operador privado contra o operador público, por alegadas práticas de dumping.)
Incontornável será também o tema da anunciada privatização da CP Carga, agora agendada para o segundo trimestre do próximo. E, antes dela, quiçá ainda este ano, a liberalização do acesso aos terminais públicos.
As ligações de Portugal à Europa serão abordadas na dupla perspectiva da construção/modernização das infra-estruturas e da criação de serviços regulares. A aposta do Governo na criação do eixo de mercadorias entre Sines e a fronteira é assumida, mas não esgotará as soluções necessárias.
A experiência da DB Schenker / Schenker Transitários com o “seu” comboio semanal entre Portugal e a Alemanha será também dissecada. Até porque circulam já notícias do interesse de outros players internacionais em servirem este corredor.
O Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS decorrerá na manhã de 27 próximo, no Hotel Tiara, no Porto. Os interessados em participar podem inscrever-se em http://www.transportesenegocios.com.pt/seminarios/Ciclo_de_seminarios.htm.
O evento conta com o apoio da Veolia Transdev.