Os operadores de transporte ferroviário de mercadorias vão ter um apoio financeiro extraordinário para minorar o aumento dos custos da energia.
O ministro da Economia anunciou hoje 15 milhões de euros para apoiar as empresas de transporte ferroviário de mercadorias a fazer face ao aumento dos preços da energia eléctrica e do gasóleo.
O apoio a atribuir a partir de 1 de Outubro será de 2,11 euros por quilómetro percorrido no caso das locomotivas eléctricas, e de 2,64 euros/km no caso das locomotivas a diesel.
António Costa Silva justificou o apoio com a necessidade – há muito reclamada pelas empresas ferroviárias – de tratar de forma equitativa o transporte ferroviário e o transporte rodoviário. “Com os apoios ao sector rodoviário estávamos a criar uma diferenciação”, reconheceu o ministro.
O Governo decidiu também prolongar até ao final do ano o gasóleo profissional extraordinário.
Os anúncios foram feitos pelo ministro da Economia na conferência de imprensa de apresentação do “pacote” de medidas de apoio às empresas, por causa avaliado pelo Executivo em 1,4 mil milhões de euros. n