Segunda-feira, Março 1, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Medway transportou primeiro contentor da China

    Medway embarca no comboio para a China

    Metropolitano e Linha de Sintra ligados até ao final do ano

    Metropolitano perdeu mais de 50% dos clientes

    Leixões com recorde semestral nos cruzeiros

    Cruzeiros “proibidos” até 16 de Março

    CaetanoBus H2.CityGold estreia-se em Madrid

    CaetanoBus H2.CityGold estreia-se em Madrid

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Medway transportou primeiro contentor da China

    Medway embarca no comboio para a China

    Metropolitano e Linha de Sintra ligados até ao final do ano

    Metropolitano perdeu mais de 50% dos clientes

    Leixões com recorde semestral nos cruzeiros

    Cruzeiros “proibidos” até 16 de Março

    CaetanoBus H2.CityGold estreia-se em Madrid

    CaetanoBus H2.CityGold estreia-se em Madrid

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Transporte ferroviário liberalizado mas sem concorrência

por T&N
14/12/2020
em Mobilidade
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A liberalização dos mercados domésticos de transporte ferroviário de passageiros entra hoje em vigor, mas a concorrência só surgirá em meados de 2021… em Espanha.

A partir de hoje, os operadores incumbentes perdem o exclusivo do transporte ferroviário de passageiros dentro dos respectivos países. Mas tal não significa que em breve seja possível apanhar os comboios de outras companhias.

Por cá, a entrada de novos operadores no mercado está fora de causa, pelo menos, até 2022. Pela Covd-19, por falta de interesse dos operadores potenciais e pelo enquadramemto legal e administrativo considerado nada atraente.

Em Espanha as coisas estão mais avançadas, tendo sido já escolhidos os dois primeiros concorrentes da Renfe na Alta Velocidade. Mas só em Maio de 2021 a Ouigo, da SNCF, começará a operar no Madrid – Barclona, enquanto a Ilsa, de Trenitalia e Air Nostrum, se fará esperar até 2022.

Ouigo quer ser rentável em meses

Não ter sobrecustos é o “segredo” da SNCF para fazer prosperar o seu serviço low cost Ouigo, lançado em França em 2013 e que agora chegará a Espnha.

Comboios de elevada capacidade, pessoal próprio, horários escolhidos criteriosamente e uma forte aposta na digitalização permitem aspirar a ser rentável dentro de poucos meses, mesmo praticando preços 50% inferiores, no mínimo, aos da Renfe, referiu, em entrevista à Business Insider, a CEO da Ouigo, Hélène Velenzela.

A companhia dispõe de uma frota de 14 comboios de dois anadares, com uma lotação de 509 lugares, que andarão sempre acoplados aos pares, oferecendo uma capacidade de mais de mil lugares em cada ligação.

 

Tags: ILSAliberalizaçãoOuigoSCNFtransporte ferroviário de passageiros

Notícias Relacionadas

Transportes com 56 reclamações/dia no segundo semestre de 2016
Ferroviário

Ferrovia perdeu 26 mil milhões com a Covid

29 de Janeiro, 2021
SNCF estreia-se na AV espanhola em Março
Mobilidade

SNCF estreia-se na AV espanhola em Março

23 de Setembro, 2020
Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola
Mobilidade

Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola

13 de Agosto, 2020
A seguir
CMA CGM impõe taxa contra danos nos contentores

CMA CGM aumenta oferta no Ásia-Europa

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

Medway transportou primeiro contentor da China

Medway embarca no comboio para a China

1 de Março, 2021
Medway Terminals integra TVT

Medway com gestão corporativa certificada

1 de Março, 2021
CTT investem 15 milhões em automatização

CTT Expresso atingiu 50 milhões de envios

1 de Março, 2021
Metropolitano e Linha de Sintra ligados até ao final do ano

Metropolitano perdeu mais de 50% dos clientes

1 de Março, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist