As emissões de gases de efeito de estufa (GEE) do transporte marítimo mundial diminuíram 20% no período entre 2007 e 2012, de acordo com um estudo da Organização Marítima Internacional (IMO na sigla inglesa).

Os resultados do estudo foram revelados pela Câmara Internacional da Marinha Mercante (ICS) na Cimeira do Clima das Nações Unidas, realizada em Nova Iorque.

O estudo conclui ainda que “o transporte marítimo mundial produziu apenas 2,2% das emissões totais de GEE do planeta em 2012, contra 2,8% em 2007”.

Peter Hinchliffe, secretário-geral da ICS, também observou que o estudo da IMO conclui que “houve uma redução significativa das emissões de CO2 dos navios”. Hinchliffe salientou, aliás, que a descida das emissões de CO2 por tonelada-quilómetro dos navios é ainda mais impressionante do que a redução das emissões de gases de efeito estufa, pois “o comércio marítimo mundial continuou a crescer” no período em análise. Em 2012, foram transportados nove mil milhões de toneladas de carga, mais 14% do que os oito mil milhões de toneladas de 2007.

Comments are closed.