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Transporte marítimo de contentores menos fiável

por T&N
10/05/2018
em Marítimo
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A pontualidade das companhias de transporte marítimo de contentores começou 2018 como terminou o ano passado: em queda. A FESCO foi a companhia mais fiável no Ásia-Norte da Europa e no Ásia-Mediterrâneo.

De acordo com a SeaIntel Maritime Analysis, a fiabilidade horária no primeiro trimestre foi de 74,5%, o que fica 8,1 pontos percentuais abaixo do período homólogo de 2017.

A Wan Hai, sediada em Taiwan, foi, segundo os dados da consultora, a companhia mais pontual nos três primeiros meses de 2018, com uma fiabilidade horária de 80,6%. Evergreen e APL seguiram-se, com, respectivamente, 71,3% e 71%.

Os dados da SeaIntel indicam que todas as 17 maiores companhias registaram quedas na pontualidade face ao último trimestre de 2017 e que apenas APL, Wan Hai e MSC melhoraram o desempenho face ao mesmo período do ano passado, em 0,5, 2,1% e 0,5%, respectivamente.

Considerando as principais rotas Leste-Oeste, em nenhuma se verificou uma melhoria da pontualidade face ao período de Outubro-Dezembro de 2017, e, na comparação com Janeiro-Março de 2017, apenas a Ásia-Mediterrâneo (MED) e a Ásia-Europa do Norte (NEUR) lograram melhorar a pontualidade média.

No primeiro trimestre do ano, a rota Ásia-Costa Oeste da América do Norte (NAWC) registou 55,3% de fiabilidade, uma queda de 10,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. A HMM foi o transportador mais fiável nesta rota, com 68,6% de pontualidade.

O Ásia-Costa Leste da América do Norte Leste (Ásia-NAEC) viu a fiabilidade cair uns impressionantes 21,1 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. A OOCL foi a operadora mais fiável na rota, com 46,7% de pontualidade.

A fiabilidade no Ásia-NEUR e no Ásia-MED melhorou em 3 e 8,1 pontos, respectivamente, face ao primeiro trimestre de 2017, alcançando 70,1% e 70,8%. A pontualidade piorou, porém, em relação ao trimestre anterior. A FESCO foi a companhia mais pontual nestas duas rotas, respectivamente com 95,2% e 100% de fiabilidade horária.

Ambas as operações transatlânticas registaram fortes quebras trimestrais na pontualidade, de 7,21 pontos percentuais no sentido Leste (TA EB) e de 7,23 pontos no sentido Oeste (TA WB), atingindo 58,3% e 49,3% de fiabilidade horária, respectivamente. A Marfret foi a companhia mais fiável no TA EB com 96%, enquanto no TA WB coube à ICL esse “título”, com 87,5%.

 

Tags: FESCOtransporte marítimo de contentores

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