O transporte marítimo contribuiu com 54 mil milhões de euros para o PIB europeu em 2018, de acordo com a Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, em inglês).
A associação dos armadores europeus, que se baseia em dados da Oxford Economics, acrescenta que se for tida em conta a influência em outros sectores, o impacto do sector marítimo na economia europeia ascende a 149 mil milhões de euros.
“Traduzido” em empregos, o transporte marítimo é responsável, de acordo com a mesma fonte, por 685 mil postos de trabalho directos e dois milhões indirectos. Os números apresentados no decorrer da recente Semana Marítima Europeia, que aconteceu em Bruxelas.
A ECSA salienta que a tendência de crescimento é clara, mas que o sector do transporte marítimo, com algumas excepções, está sob grande pressão devido às difíceis condições do mercado, que levaram a um declínio no contributo desta actividade para o PIB europeu.
Os armadores europeus defendem que para continuarem a ser competitivos é essencial que a regulamentação do sector adopte uma perspectiva global, garantindo a igualdade de oportunidades.
Nesse sentido, a ECSA avisa que as actuais tensões entre os operadores mais fortes do mercado mundial, o aumento da pirataria no Golfo da Guiné e a insegurança no Estreito de Ormuz contribuíram para criar uma situação difícil. Além disso, o Brexit gerou grande incerteza no sector de transporte marítimo, de acordo com a entidade.