O braço europeu de transporte rodoviário da Deutsche Post DHL foi o grande “motor” dos resultados do grupo no terceiro trimestre de 2016, sobretudo devido ao crescimento do comércio electrónico na Suécia e à operação de mercadorias na Alemanha.
O EBIT (resultados antes de juros e impostos) do grupo Deutsche Post DHL no período de Julho a Setembro foi de 755 milhões de euros, muito superior aos 197 milhões registados no mesmo período de 2015 (em que foi afectado pelo falhanço do programa de renovação tecnológica NFE).
Este EBIT surgiu apesar da descida de 3,9% nas receitas, para 13,9 mil milhões de euros, em resultado dos efeitos negativos da depreciação da moeda e a descida dos preços do petróleo, assim como a reclassificação do contrato do sistema nacional de saúde do Reino Unido com a divisão de cadeia de abastecimento da Deutsche Post DHL.
Perdas em quase todas as áreas
Voltando ao braço europeu de transporte rodoviário, os volumes transportados cresceram 9,1%. As receitas subiram, de Janeiro a Outubro, 1,6% (para 3,18 mil milhões de euros) e o lucro bruto aumentou 2,1%, para 828 milhões de euros.
A DHL Global Forwarding registou uma quebra de 6,3% das receitas no terceiro trimestre do ano, para 3,36 mil milhões de euros. Em sentido contrário, o EBIT foi de 63 milhões de euros, um valor que compara com os 337 milhões negativos registados há um ano (devido ao colapso da NFE).
No tráfego aéreo, os volumes cresceram 1,5% no período em análise, mas a pressão sobre os preços – devido à sobrecapacidade – reduziu as receitas em 8,8% e o lucro bruto em 5,2%.
Os volumes no transporte marítimo cresceram 3,6% (para 781 mil TEU no trimestre), mas também aqui a sobrecapacidade atacou as receitas, que baixaram 9,7%, para 833 milhões de euros.
Quanto à divisão de cadeia de abastecimento da Deutsche Post DHL, afectada pela reclassificação do contrato do sistema nacional de saúde do Reino Unido, viu as receitas na região EMEA caírem 28,3% face a igual período de 2015. Não obstante, o EBIT aumentou para 137 milhões de euros – foram de 101 mihlões no terceiro trimestre do ano passado –, impulsionado, segundo a companhia, por novas “iniciativas estratégicas”.
“Grupo no bom caminho”
O CEO do grupo Deutsche Post DHL, Frank Appel, refere, citado em comunicado, que a companhia está “no bom caminho para alcançar as metas ambiciosas” para este e os próximos anos. O objectivo para 2016 é que o EBIT fique num intervalo de 3,4 a 3,7 mil milhões de euros.
Frank Appel salienta a importância do programa Strategy 2020. “A forte tendência [de subida] no lucro operacional em todas as quatro divisões mostra que definimos as prioridades certas no Strategy 2020. Temos um papel cada vez mais activo no desenvolvimento dinâmico do comércio electrónico em todo o mundo e continuamos a investir neste segmento. Graças a investimentos seleccionados e a iniciativas estratégicas que implementámos há uns anos, estamos a ter sucesso, apesar dos ventos contrários da economia”, considera o CEO do grupo Deutsche Post DHL.