O mercado português de transporte rodoviário de mercadorias terá caído 8,2% em 2020, face a 2019, por cauda da Covid-19, estima a DBK.
No seu mais recente estudo sobre o mercado ibérico de transporte rodoviário de mercadorias, a DBK prevê que em 2020 o sector se tenha contraído 10,9% em valor, para a casa dos 16,8 mil milhões de euros.
A contracção terá sido maior em Espanha (-11,4% face a 2019), onde o mercado interno representa cerca de 80% do negócio, do que em Portugal (-8,2%), onde o transporte internacional representa mais de metade da actividade.
A principal explicação para o decréscimo da actividade é, claro, a pandemia de Covid-19, que reduziu a procura de transporte, refere o estudo.
Interrompeu-se, assim, uma série de crescimento do mercado ibérico de transporte rodoviário de mercadorias, entre 2013 e 2019.
Em 2019, o mercado português, em valor, cresceu 4,3%, face a 2018, para 3,05 mil milhões de euros, enquanto o mercado espanhol avançou 4,5% até aos 15,8 mil milhões de euros.
Num sector atomizado, contavam-se em Portugal 7 803 empresas de transporte rodoviário de mercadorias e em Espanha chegava-se às 102 965.
Por cá, as cinco maiores empresas controlavam 17,2% do negócio global e as dez maiores detinham 26,1% do mercado, enquanto do outro lado da fronteira o top cinco tinha 13,4% do mercado e o top 10, 20,8%.