Os SMTUC disporão em breve do terceiro simulador de condução de veículos pesados existente em Portugal.

O novo simulador será instalado pela Indra e entrará em funcionamento em Abril do próximo ano. O investimento está orçado em meio milhão de euros, co-financiados pelo Programa Civitas Plus da União Europeia.

O simulador de condução permitirá formar e reciclar os motoristas dos serviços municipalizados de transportes urbanos de Coimbra, num ambiente controlado mas simulando todas as condições possíveis de condução (em termos de visibilidade, estado do piso, condições atmosféricas, densidade do tráfego, e mesmo situações imprevistas como acidentes).

De acordo com a informação disponibilizada no seu site, os SMTUC operam com uma frota de 136 viaturas. Entre elas contam-se um “velhinho” troleicarro da Salvador Caetano/Efacec, mini-autocarros eléctricos Gulliver e um moderno troleicarro Solaris.

Em Portugal existem apenas mais dois simuladores de condução de pesados, um em Lisboa e outro no Porto, adquiridos no âmbito do projecto Volante XXI, em que se envolveram a Antram e a Antrop.

O de Coimbra será o primeiro simulador instalado em Portugal pela Indra, que já conta mais de 150 equipamentos semelhantes operacionais em 15 países e 40 clientes.

Comments are closed.