Segunda-feira, Setembro 25, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Transtejo adia ferries eléctricos para o segundo semestre de 2024

por T&N
18/09/2023
em Mobilidade
2
Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Só no segundo semestre de 2024 a Transtejo prevê operar as ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul com os novos ferries eléctricos, para os quais já comprou as baterias.

O novo prazo foi adiantado pela presidente do Conselho de Administração da Transtejo, no decurso de uma audição parlamentar, requerida depois do “chumbo” do Tribunal de Contas à compra por ajuste directo das baterias para os ferries eléctricos encomendados aos Astilleros Gondán.

Alexandra Ferreira de Carvalho disse aos deputados que, além do “Cegonha Branca” que “já cá está com todo o equipamento e com as tripulações em formação desde Julho”, existe um segundo navio, “em teste ao cais”. O terceiro navio será lançado à água para testes a 4 de Maio de 2024 e o quarto até ao final de Setembro do próximo ano. A encomenda compreende dez navios.

“Se tudo correr bem, vamos começar [as operações] no segundo semestre de 2024”, disse, referindo que já foi enviado para o Tribunal de Contas o novo contrato de aquisição das baterias.

O novo contrato resulta do concurso lançado em Junho passado para comprar as nove baterias eléctricas em falta para outros tantos navios. O preço base era 16 milhões de euros e o vencedor, a Astilleros Gondán, propôs cobrar menos 250 euros. O outro concorrente, a Oceantia, uma startup portuguesa de autocarros eléctricos, apenas “descontava” um euro.

Na prática, se o Tribunal de Contas aceitar o novo contrato, tudo regressa à normalidade, com a Astilleros Gondán a fornecer os navios e as baterias, com previsto desde o início.

De acordo com o contrato, a primeira das nove baterias terá de ser entregue até ao final de Outubro, com duas mais a serem entregues até ao final de Novembro. As restantes seis terão de ser entregues até finais de Fevereiro, Abril e Junho, duas de cada vez.

 

Notícias Relacionadas

Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos
Mobilidade

Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos

09/08/2023
Transtejo já “treinou” no ferry eléctrico
Mobilidade

Transtejo lança concurso para as baterias

12/06/2023
Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho
Mobilidade

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
A seguir
Linha da Beira Alta reabrirá a 12 de Novembro

Operadores conformados com fecho da Linha da Beira Alta

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    6 dias atrás

    As mentiras na Transtejo continuam como em relação conclusao da ferrivia da Beira Alta pior que João Galambão é impossivel, chega de corrupção !

  2. Fernando de Carvalho Santos e Silva says:
    6 dias atrás

    Do ponto de vista técnico, incluindo a segurança, é desejável que as baterias sejam fornecidas pelo fabricante dos navios. As baterias de lítio têm o risco de incendio em condições de temperatura anormais (ponto de fusão do lítio: 180ºC), como aliás tem sido noticiado, nalgumas marcas de automóveis elétricos e nas instruções de transporte nos aviões de aparelhos com baterias de lítio. Esta condição não foi atendida pelo Tribunal de Contas no primeiro concurso. Esperemos que agora não introduza mais atrasos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist