A Transtejo vai comprar dez navios eléctricos aos Astilleros Gondán, de Espanha, por 52,4 milhões de euros, anunciou.
A Transtejo lançou o concurso para a compra de dez navios eléctricos em Janeiro passado, com um preço de referência de 58 milhões. A adjudicação agora anunciada fica ainda dependente do visto prévio do Tribunal de Contas.
A Astilleros Gondán superou no concurso os Estaleiros Navais de Peniche, a Majestic Glow Marine Pte. Ltd., de Singapura, e a holandesa Holland Shipyards.
A adjudicação foi feita de acordo com o critério da proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta três factores-chave de avaliação: valia técnica dos navios (peso de 45%), preço de aquisição (40%) e o prazo de entrega (15%).
O prazo da entrega dos navios está dependente da decisão do Tribunal de Contas, mas a expectativa é de que os quatro primeiros sejam entregues já em 2022, outros quatro em 2023 e os restantes dois em 2024.
No comunicado emitido sobre a adjudicação, a Transtejo sublinha que este é “o maior” concurso público internacional realizado até hoje “a nível mundial” para a aquisição de navios 100% eléctricos.
A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.