Os primeiros ferries eléctricos da Transtejo deverão começar a operar entre o Seixal e o Cais do Sodré em Julho, avançou a empresa, citada pela “Lusa”.
Em Janeiro, o início da operação do “Cegonha Branca”, o primeiro ferry eléctrico da Transtejo foi anunciado para o final de Abril, mas agora a operadora, questionada sobre o atraso, justificou que “tratando-se de um projecto tecnológico totalmente inovador e pioneiro, sujeito a licenciamento por diversas entidades, os trabalhos de instalação do posto de carregamento no Terminal Fluvial do Seixal mostraram-se um pouco mais morosos do que o inicialmente previsto”.
Agora, a entrada em operação dos ferries eléctricos na ligação Seixal – Cais do Sodré deverá acontecer durante o mês de Julho, tendo já sido iniciada a fase de testes de conexão entre todos os equipamentos (postos de carregamento e navios).
Na resposta enviada à “Lusa”, a empresa explicou ainda que as tripulações continuam em formação, prevendo-se que as viagens experimentais sejam retomadas em meados de Junho.
A Transtejo já dispõe de três ferries eléctricos operacionais – o “Cegonha-Branca”, o “Garça-Vermelha” e o “Flamingo-Rosa”. Acrescem a esses o “Ibis-Preto”, que chegou a 21 de Abril, e o “Tarambola-Dourada”, descarregado hoje no porto de Lisboa.
Mais dois navios deverão ser entregues ainda este ano, sendo os restantes três esperados em 2025.