Dez meses é o tempo que a Transtejo está disposta a esperar para receber as nove baterias que faltam para equipar os ferries eléctricos que estão a ser construídos em Espanha.
Foi hoje publicado em Diário da República o anúncio do concurso lançado pela Transtejo para o fornecimento de novas baterias eléctricas para os novos ferries da companhia. Tal como já se sabia. o valor base para a compra é de 16 milhões de euros.
Os interessados têm agora 45 dias para apresentar as respectivas propostas, que serão válidas por um máximo de 120 dias. Dez meses é o tempo fixado para a entrega dos equipamentos.
Este concurso acontece depois de o Tribunal de Contas ter recusado o visto prévio ao ajuste directo que a Transtejo se propunha fazer para a compra das baterias com o argumento de que apenas um modelo seria compatível com os ferries em construção nos estaleiros Gondán.
Agora se verá se, em tão pouco tempo, será possível encontrar no mercado baterias compatíveis com os ferries para além do aludido modelo, ou se será necessário proceder a alterações nos ferries para acomodar outras baterias.
Entretanto, concretizado que seja este concurso, ficará ainda a faltar a contratação dos serviços de manutenção das baterias por um período de dez anos. Que estava inicialmente incluída no concurso original para o fornecimento das baterias, mas que foi entretanto retirado para conter a inflação dos preços.