Segunda quinzena de Setembro é a nova data anunciada pela Transtejo para o arranque das operações dos ferries eléctricos entre o Seixal e o Cais do Sodré.
À terceira será de vez? Em Janeiro, a Transtejo anunciou indicou que o “Cegonha Branca”, o primeiro dos ferries eléctricos, deveria começar a operar na ligação entre o Seixal e o Cais do Sodré no final de Abril. O que não se verificou. Em Junho, anunciou para Julho o inicio das operações. Agora, em resposta à “Lusa”, a operadora das travessias do Tejo, avança com data, na segunda quinzena de Setembro.
“Sobre o início de actividade da frota eléctrica e também de acordo com alguma informação que já tivemos oportunidade de facultar, neste momento continuamos a fase de testes, mas os novos navios eléctricos deverão entrar ao serviço publico na ligação fluvial Seixal – Cais do Sodré na segunda quinzena de Setembro”, refere.
A Transtejo sublinha que o projecto de renovação da frota eléctrica “constitui um assinalável contributo para a promoção da mobilidade sustentável, totalmente alinhado com a política de descarbonização da economia e redução do impacto ambiental da operação e serviço público de transporte, permitindo alcançar ganhos em eficiência energética e reduzir a pegada carbónica (operação totalmente livre de emissões poluentes)”.
O “Cegonha Branca”, cuja viagem inaugural decorreu em Novembro, foi o primeiro navio a chegar a Portugal de um conjunto de 10 que deverão operar no Tejo. Entretanto chegaram mais quatro.
Os novos ferries poderão transportar 540 passageiros sentados, a uma velocidade de cruzeiro de 16 nós, dispondo de uma autonomia mínima de 70 minutos.
A Transtejo Soflusa é responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão e Lisboa.
António Costa & Pedro Santos destruiram a transtejo em poucos anos com seus BOYS a última foi uma GIRL, vergonha dos socialistas, chega !
Aguardamos que AD devolva aos lisboetas mais qualidade serviço com barcos 100 % elétricos !
Aguardamos que AD devolva aos lisboetas mais qualidade serviço na transtejo a partir de Outubro