A Transtejo Soflusa recebeu mais dois ferries eléctricos, enquanto prossegue a instalação dos carregadores rápidos. O arranque das operações regulares do primeiro navio está previsto para o final de Abril.
Chegaram no fim de semana ao porto de Lisboa, a bordo de um navio da BigLift, proveniente do porto de Avilés, nas Astúrias, os segundo e terceiro de dez ferries eléctricos encomendados pela Transtejo Soflusa aos estaleiros Gondán.
O Garça Vermelha e o Flamingo Rosa, como foram baptizados, foram deslocados para as instalações da Transtejo em Cacilhas, para carregarem as baterias e iniciarem os procedimentos de verificações técnicas e certificação pela DGRM.
O Cegonha Branca, o primeiro dos navios da nova frota da empresa, que chegou a Lisboa em Março passado e foi inaugurado em Novembro, continua a fazer viagens experimentais, prevendo-se o início das operações regulares entre o Seixal e o Cais do Sodré para o final de Abril.
O cais do Seixal dispõe de um carregador rápido para os navios desde Outubro e o Cais do Sodré ficou equipado com um terminal idêntico no passado domingo. O terminal do Montijo será o próximo.
Em paralelo, adiantou a Transtejo Soflusa em comunicado, encontra-se em curso a formação das tripulações.
O quarto ferry eléctrico é agora esperado em Lisboa no final de Março.