Ainda este ano, a Transtejo / Soflusa deverá colocar os primeiros quatro ferries eléctricos na operação do Seixal. anunciou o ministro do Ambiente.
Falando no Parlamento, Duarte Cordeiro disse que ainda este mês o primeiro dos ferries sairá das Astúrias (onde foi construído) rumo a Lisboa, onde chegará até ao final do mês.
Porém, o navio não entrará de imediato em operação. Antes será submetido a mais testes e servirá para formar os operacionais da Transtejo / Soflusa.
Até ao final do ano deverão chegar mais três ferries eléctricos, que serão então – os quatro – alinhados no serviço do Seixal.
Em 2024 chegarão mais quatro unidades e em 2025 as duas últimas de um lote de dez encomendados aos asturianos Astilleros Gondán.
A renovação da frota da Transtejo / Soflusa com os dez ferries eléctricos impolica um investimento de 85 milhões de euros, entre navios, carregadores e baterias, precisou o ministro, ouvido na Comissão de Economia a requerimento do PCP e BE.
No ano passado, a Transtejo / Soflusa transportou 16 milhões de passageiros, mais 48% que em 2021, mas ainda abaixo dos valores de 2019.
A frota envelhecida tem forçado a não realização de muitas viagens. Um problema agravado pela falta de recursos humanos, reconheceu Duarte Cordeiro.