Três tripulantes do Grande Europa foram detidos em Espanha por suspeita de terem provocado o incêndio que afectou o con-ro do Grupo Grimaldi, em Maio passado.
Os três tripulantes, um dos quais terceiro oficial, são acusados de terem provocado dois fogos a bordo do Grande Europa, no passado dia 15 de Maio, quando o navio da Grimaldi navegava ao largo de Maiorca.
Segundo o “Corriere della Sera”, a acusação espanhola está a investigar a possibilidade de os incêndios serem um estratagema para obter indemnizações das seguradoras.
Num comunicado, o Grupo Grimaldi garantiu estar a colaborar com as investigações conduzidas pela Guardia Civil espanhola e reafirmou a sua condição de vítima, uma vez que “sofreu prejuízos graves em termos operacionais, comerciais e de seguros”.
Na sequência do incêndio do Grande Europa, a Grimaldi pediu regras mais rigorosas para as cargas ro-ro e de contentores, para reduzir as possibilidades de sinistros.
Nos últimos oito meses foram três os navios do Grupo Grimaldi afectados por incêndios. No caso do Grande America, o sinistro resultou no afundamento do navio.