A poucos dias de iniciar as operações na área 3 da nova rede de transportes públicos da AML, a TST recebeu 290 autocarros Iveco para a sua frota.
A partir de 1 de Julho, a TST operará, sob a marca Carris Metropolitana, os transportes públicos de passageiros nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra (e ligações exteriores). Para tal disporá de uma frota de 339 autocarros, dos quais os 290 Iveco novos.
Naquela que é, simultaneamente, a maior compra alguma vez feita pela TST e a maior venda única da Iveco a uma operadora da Península Ibérica, foram entregues, de uma só vez, 194 autocarros Crossway LE 12 m City, 25 Crossway LE 12 m Line, a gasóleo, 17 Crossway LE 12 m City CNG e 54 Iveco Daily minibuses.
Os veículos foram sendo recebidos desde o início de Março e concentrados nas instalações do BlueBiz Global Parque, em Setúbal, onde foram preparados para a entrega final.
Todos amarelos, como impõe a marca Carris Metropolitana, todos dispõem de tomadas de carregamento eléctrico a bordo, wifi, sistemas de informação aos passageiros, ar condicionado e facilidades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
A TST é ainda detida pela Arriva, mas está em fase de transição para o Grupo Dan, israelita, na sequência do negócio anunciado em meados de Maio passado.
Há poucos dias, o arranque da Carris Metropolitana nos concelhos da Margem Norte do Douro foi adiado… para 1 de Janeiro do próximo ano, por falta de autocarros.